É um instrumento útil para ajudar os gestores a formalizar uma estrutura de custos concorrenciais, dado que oferece uma relação empírica entra as variações dos custos unitários de produção e o volume acumulado de produção.
Exemplo de uma Curva da Experiência para um determinado Sector de Atividade:
Fatores explicativos da Curva da Experiência:
- Efeito Aprendizagem: repetindo uma tarefa uma pessoa desenvolve a capacidade que lhe permite trabalhar com maior eficiência e eficácia (aumento produtividade).
- Efeito Escala: corresponde ao decréscimo dos custos unitários com o aumento do nível de atividade.
- Otimização na utilização e organização dos Recursos e introdução de tecnologia avançada: permite observar e aplicar melhorias no processo de produção e venda que possam reduzir os custos. Há mudanças que geram acréscimos de produtividade, como modificações nos Produtos e/ou Serviços, uma melhor utilização e substituição de equipamentos, racionalização da conformidade dos produtos, tecnologias melhoradas, métodos de manutenção mais eficazes, melhorias na distribuição dos Produtos.
- Crescimento dos mercados: mercados de rápido crescimento permitem efeitos de experiência mais fortes, o que possibilitam redução de preços maiores.
Como aplicar corretamente a Curva da Experiência:
- Usar preços de venda e custos reais, ajustados à inflação;
- Aplicar tendo por base a experiência acumulada e não o tempo;
- Aplicar ao valor acrescentado de uma componente de um P&S;
- A redução dos custos reias refletidos não é automático, deve ser ajustado e criativo num ambiente competitivo.
Implicações Estratégicas da Curva da Experiência:
- Tornar-se líder de mercado
- Redução do custo unitário acompanhado do aumento da produção -> variável fundamental
- Empresas com a mesma Curva de Experiência -> a empresa com maior Volume de Vendas tem vantagem competitiva sobre os concorrentes
2. Definição do posicionamento no mercado (Michael Porter)
- Se uma empresa tem um volume de vendas que permita a máxima exploração da Curva da Experiência, pode adotar a estratégia de domínio pelos custos
- Se uma empresa não consegue atingir um volume de vendas aceitável pode optar pela estratégia de:
- Diferenciação: apostando em características especiais para os seus P&S
- Focalização: concentrar-se num segmento de mercado específico
3. Lançamento de P&S, beneficiam da CE se:
- Rápida introdução no mercado antes da concorrência;
- Investimento forte para alcançar economias de escala.
Aplicação Prática da Curva da Experiência:
Todas as Curvas da Experiência apresentarão declive negativo e esse declive será representado por uma constante α, designada por taxa de aprendizagem (learning rate) que representa a elasticidade do custo unitário em relação ao volume de produção acumulada.
Como obter a Taxa de Aprendizagem?
A curva de experiência também pode ser representada matematicamente através de uma equação exponencial, relacionando os custos unitários (Ct/C0 ), no momento t e no momento 0 e o crescimento da produção acumulada
Se quiseres conhecer o custo unitário de produção previsional para um determinado período t com aumento da produção acumulada temos:
Se quisermos saber a redução do custo unitário de produção quando a produção acumulada aumenta mais do dobro:
Se quisermos comparar a competitividade de 2 empresas que estão inseridas numa CE de um determinado sector de atividade:
Quando queremos conhecer os custos totais previstos de produção entre um determinado intervalo de produção:
em que:
TS