Curva da Experiência

Learning curve drawn on the blackboard using chalk

É um instrumento útil para ajudar os gestores a formalizar uma estrutura de custos concorrenciais, dado que oferece uma relação empírica entra as variações dos custos unitários de produção e o volume acumulado de produção.

Exemplo de uma Curva da Experiência para um determinado Sector de Atividade:

Fatores explicativos da Curva da Experiência:

  1. Efeito Aprendizagem: repetindo uma tarefa uma pessoa desenvolve a capacidade que lhe permite trabalhar com maior eficiência e eficácia (aumento produtividade).
  2. Efeito Escala: corresponde ao decréscimo dos custos unitários com o aumento do nível de atividade.
  3. Otimização na utilização e organização dos Recursos e introdução de tecnologia avançada: permite observar e aplicar melhorias no processo de produção e venda que possam reduzir os custos. Há mudanças que geram acréscimos de produtividade, como modificações nos Produtos e/ou Serviços, uma melhor utilização e substituição de equipamentos, racionalização da conformidade dos produtos, tecnologias melhoradas, métodos de manutenção mais eficazes, melhorias na distribuição dos Produtos.
  4. Crescimento dos mercados: mercados de rápido crescimento permitem efeitos de experiência mais fortes, o que possibilitam redução de preços maiores.

Como aplicar corretamente a Curva da Experiência:

  1. Usar preços de venda e custos reais, ajustados à inflação;
  2. Aplicar tendo por base a experiência acumulada e não o tempo;
  3. Aplicar ao valor acrescentado de uma componente de um P&S;
  4. A redução dos custos reias refletidos não é automático, deve ser ajustado e criativo num ambiente competitivo.

Implicações Estratégicas da Curva da Experiência:

  1. Tornar-se líder de mercado
    • Redução do custo unitário acompanhado do aumento da produção -> variável fundamental
    • Empresas com a mesma Curva de Experiência -> a empresa com maior Volume de Vendas tem vantagem competitiva sobre os concorrentes

2. Definição do posicionamento no mercado (Michael Porter)

  • Se uma empresa tem um volume de vendas que permita a máxima exploração da Curva da Experiência, pode adotar a estratégia de domínio pelos custos
  • Se uma empresa não consegue atingir um volume de vendas aceitável pode optar pela estratégia de:
    • Diferenciação: apostando em características especiais para os seus P&S
    • Focalização: concentrar-se num segmento de mercado específico

3. Lançamento de P&S, beneficiam da CE se:

  • Rápida introdução no mercado antes da concorrência;
  • Investimento forte para alcançar economias de escala.

Aplicação Prática da Curva da Experiência:

Todas as Curvas da Experiência apresentarão declive negativo e esse declive será representado por uma constante α, designada por taxa de aprendizagem (learning rate) que representa a elasticidade do custo unitário em relação ao volume de produção acumulada.

Como obter a Taxa de Aprendizagem?

A curva de experiência também pode ser representada matematicamente através de uma equação exponencial, relacionando os custos unitários (Ct/C0 ), no momento t e no momento 0 e o crescimento da produção acumulada

Se quiseres conhecer o custo unitário de produção previsional para um determinado período t com aumento da produção acumulada temos:

Se quisermos saber a redução do custo unitário de produção quando a produção acumulada aumenta mais do dobro:

Se quisermos comparar a competitividade de 2 empresas que estão inseridas numa CE de um determinado sector de atividade:

Quando queremos conhecer os custos totais previstos de produção entre um determinado intervalo de produção:

em que:

TS

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