Resolução:
Em primeiro lugar temos de identificar todos os valores essenciais para a resolução deste exercício e listá-los:
Qv | Ef PA | Pv | Unid | |
A | 80 | 0 | 3.750 € | TON |
B | 96 | 4 | 4.800 € | TON |
S | 12 | 0 | 1.250 € | TON |
R | 20 | Custo: 1.500 €/TON |
Custos | |
Conjuntos | 495.000 € |
Subproduto | Lucro Nulo |
O segundo passo será apurar o custo a atribuir ao Subproduto tendo em conta o critério valorimétrico utilizado pela empresa: Lucro Nulo:
- Vendas: 12 Ton x 1.250€ = 15.000€
- CIPV: 15.000€ (atribuímos o valor exato das vendas para que a MC seja nula)
- Margem Contribuição: 0€
Agora estamos em condições de apurar os Custos Industriais de Produção Acabada:
Ração | Valor Venda | C. Específicos | VVPS | % | C. Conjuntos | CIPA | CIPA Unit. |
A | 300.000 € | 60.000 € | 240.000 € | 37,50% | 191.250 € | 251.250 € | 3.140,625 € |
B | 480.000 € | 80.000 € | 400.000 € | 62,50% | 318.750 € | 398.750 € | 3.987,500 € |
Notas:
No Valor de Venda temos de considerar a produção do período em análise e não a quantidade vendida. No caso da Ração A não há diferenças porque a quantidade vendida é igual à produzida. Para a ração B há stock final em armazém de 4 TON, logo a quantidade a considerar é 96 + 4 = 100 TON.
Nos Custos Conjuntos a repartir temos de ter em conta os vários custos resultantes da produção da ração:
- Custos de matérias e materiais directos e gastos de conversão
- Custos de destruição de Resíduos
- Retirar o custo que atribuímos ao Subproduto
Custos Conjuntos a repartir: 495.000€ + 20 TON x 1.500€ – 15.000€ = 510.000€
NO CIPA devemos incluir os valores dos custos conjuntos mais os custos específicos industriais.
Para terminar e respondermos à questão, construímos a Demonstração de Resultados por Funções até à Margem de Contribuição:
A | B | S | Total | |
Vendas | 300.000,00 € | 460.800,00 € | 15.000,00 € | 775.800,00 € |
CIPV | 251.250,00 € | 382.800,00 € | 15.000,00 € | 649.050,00 € |
MC | 48.750,00 € | 78.000,00 € | 0,00 € | 126.750,00 € |
TS
Tânia , mais uma vez obrigada.
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Boa noite
Tenho uma duvida, que é a seguinte os custos específicos antes do PS são incluídos os industriais e industriais e apos?
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Olá Paulo,
não consegui compreender a questão.
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Boa noite. Ainda bem que vi este exercicio pois andava a partir a cabeça com ele. Se nao fosse pedir demais, nao me resolvia e publicava o exercicio 44 deste mesmo exeme de Junho de 2013? Desde já o meu obrigado
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Olá José,
consegue enviar-me o exercício 44 para que o possa ajudar.
Obrigada,
TS
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ola , pode me explicar como achou o custo conjunto 495?
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Olá Ariel,
no caso do exercício exposto esse valor foi dado. está no próprio enunciado.
Mas tem alguma dúvida sobre um caso particular? Pode enviar-me por email: tania.mafalda@gmail.com
Cumprimentos
Tânia
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Tânia boa tarde, sabe-me dizer onde consigo arranjar as soluções dos exercícios do livro Management and Cost Accounting da prentice hall?
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Olá Sónia,
não consigo ajudá-la.
Cumps,
TS
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Como é que chegou ao valor do cipv da ração tipo B?
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Olá Susana,
Então o valor do CIPV é calculado da seguinte forma: EiPa + CIPA – EfPa
Uma vez que não há Existência Inicial e há Stock final de 4 Ton. Apenas se vendeu 96 Ton das 100 produzidas. Logo, o CPIV resulta da aplicação da seguintes fórmula:
CIPV = CIPA unit. x Qvendida = 3.987,5€ x 96 TON = 382.800€
Cumps,
TS
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Como comentar a seguinte afirmacao: Geralmente a informacao sobre os custos conjuntos proporcionada em regime de producao conjunta nao permite tomar decisoes de gestao, relativamente a cada um dos produtos individualmente considerados.
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Olá Julie,
a produção conjunta é um sistema de produção do qual resultam dois ou mais produtos, daí os custos dessas secções/centros de custos terem de ser repartidos pelos diferentes produtos que originaram. Logo, o regime de produção conjunta não impede a tomada de decisões para a gestão, contudo é necessário recorrer a um critério válido para repartição dos custos pelos diferentes produtos, normalmente utiliza-se o VVPS (Valor de Venda no Ponto de Separação). Que resulta no valor da venda menos os custos específicos de cada produto.
Cumps,
TS
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Tânia vôce tem estado a ajudar muitos alunos
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Olá António.
Fico muito feliz.
Cumps,
TS
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Ola Tania, tenhos alguns exercicios da minha universidade sobre essa materia e queria enviar ao seu email ou algo parecido para tu me ajudares a fazer resolucao dos exercicios que eu nao estou a conseguir entender bem essa materia de producao conjunta e tenho exame daqui a 2 dias
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Ola Orlando.
Pode enviar e explicar as suas dúvidas.
Cumps,
TS
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eu quero enviar no seu email pq sao 3 exercicios, por favor envie so o seu email p ser mais facil enviar os exercios em anexo via email
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tania.mafalda@gmail.com
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boa noite tania sera que tbem posso enviar minhas duvidas sobre a cadeira de contabilidade de gestão??? tens um email onde posso esclarecer minhas duvidas????
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tania.mafalda@gmail.com
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Boa tarde tania, quero desde já agradecer pela ajuda que me têm dado através deste site. Estou com duvidas em responder o exercício abaixo, será que me podia ajudar?
A empresa X, SA, dedica-se à produção conjunta dos produtos Alfa e Beta a partir da matéria
M, sendo Beta sujeito a operações de conversão específicas antes de ser dado por concluído
e dando origem ao resíduo T que a empresa manda destruir por uma empresa especializada
G. Na produção conjunta obtém-se necessariamente o subproduto R, que é vendido a um
cliente ao preço de €65/ton.
Relativamente ao período N a empresa produziu 2.400tons. de Alfa e vendeu 2.000 tons. a
€300 cada e produziu e vendeu 1.500 tons. de Beta a€380 cada. Obteve 200 tons. de R e
pagou €12.000 a G pela destruição de T.
No mesmo período, comprou 5.400 tons. de M a €125, de que utilizou 5.000 ton. Os gastos
de conversão da produção conjunta somaram €338.000 e os gastos de conversão específicos
de Beta foram €78.000.
Sabendo que a empresa reparte os custos conjuntos em função do valor de venda relativo
no ponto de separação e mensura o subproduto pelo lucro nulo, o custo unitário de
produção de Alfa de N foi:
a) €235,75.
b) €342,50.
c) €237,50.
d) Nenhuma das anteriores.
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Olá Sónia,
junto a resposta para sua análise:
VVP C. Especificos VVPS % Custos Conjuntos C. Especificos CIPA CIPA Unit
Alfa 720.000,00 € 720.000,00 € 60,00% 570.000,00 € – € 570.000,00 € 237,50 €
Beta 570.000,00 € 90.000 € 480.000,00 € 40,00% 380.000,00 € 90.000,00 € 470.000,00 € 313,33 €
1.200.000,00 € 950.000,00 € 1.040.000,00 €
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Olá Tânia,
O seu exercício de Produção Conjunta foi espectacularmente esclarecedor para desbloquear outro do género e sobre o qual tentava o êxito em vão. Um obrigadão do tamanho do mundo.
Agora, neste, e na boleia da resposta que deu à Sónia, não consigo encaixar os seus 3 últimos valores com os títulos da coluna; o que são esses valores? E no produto Beta, penso que duplicou os 90.000 de Custos Específicos (mera questão de apresentação ?? pois não afectou CIPAs! Será?). Por outro lado, onde coloco 50.000 de Matéria M (125€ x 400 de 5400 – 5000) que não foram utilizados?
Muito grato pela atenção que ainda (me) possa dedicar a esta causa. Muito, muito obrigado.
Os meus cumprimentos
António
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Olá António,
Sim, de facto os Custos específicos aparecem repetidos por uma questão de apresentação, mas só devem ser considerados uma única vez para o cálculo do CIPA.
Em relação à MO não utilizada calcula-se e assume-se como Existência Final de Matéria. que será utilizado no período seguinte.
Obrigada
Tânia Saraiva
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ola Tânia Saraiva. Vi esta pagina e gostei bastante visto que estou a fazer a licenciatura e estou no segunda ano. Agradeço todo o detalhe e explicação que deste.
No próximo semestre deverei vir aqui pedir ajuda se assim o poderes fornecer porque vou ter contabilidade gestão 2.
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Olá.
terei todo o gosto em ajudar. Qualquer dificuldade que tenha pode sempre enviar por email com a sua resolução que terei todo o gosto em orientá-lo.
Cumps,
TS
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Obrigada
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Curti bastante. Embora esperasse
exercício que incluísse semiproduto a
explicação foi muito clara.
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Muito Obrigada Fáusio.
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Tenho dificuldade de resolver
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Boa tarde Malaquias,
pode enviar-me por email as suas duvidas
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Estou a guardar a resposta
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Malaquias enviou para que email?
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Ola Tania, poderia ajudar-me a fazer este exercicio eu tentei resolver mais ???
A Sociedade de Carnes do Montijo, Lda, dedica-se à produção de carne fresca – CF – e de salsichas (tradicional –ST- e fina – SF) que comercializa no mercado nacional e exporta também para o estrangeiro.
Da produção de CF obtém o subproduto X na proporção de 10% do produto acabado e que mensura pelo critério do lucro nulo.
A Fábrica está organizada por setores a que correspondem contabilisticamente atividades (cost pools) e segue o sistema de custeio total. Definiu para efeitos de custeio três atividades fabris principais: Desmancha e desossa, Cozedura e fumagem e Empacotamento e dois cost pools secundários ou de apoio – Conservação e Serviços Gerais.
A carne fresca é obtida e transformada nos setores Desmancha e Desossa e Empacotamento. As salsichas – tradicional e fina – são obtidas nas secções Cozedura e Fumagem e Empacotamento. O subproduto é obtido após as operações de empacotamento e não sofre qualquer tratamento posterior, sendo vendido a 1,3€/kg mas a empresa suporta gastos de transporte e embalagem de 0,3€/kg.
Para além dos sectores fabris referidos existem ainda o setor de Conservação cujo cost driver é a Hh e o setor Serviços Gerais cujo cost driver é o número Kgs. transformados na Fábrica.
Os gastos não fabris são distribuídos pelos setores Departamento Comercial, Gastos de Administração e Departamento Administrativo.
Em novembro de 2018 a Contabilidade Analítica recolheu as seguintes informações:
a) Vendas
Produto Mercado nacional Exportação
– CF 17,5 tons. a 9,6€/kg –
– ST 20 tons. a 8,8€/kg 9 tons. a 8,5€/kg
– SI 10 tons. a 9,6€/kg 12 tons. a 10,5€/kg
b) Gastos comerciais variáveis
A empresa paga comissões sobre as vendas de 2% no mercado nacional e exportação, despesas alfandegárias de 1% sobre os produtos exportados e 2% de despesas de transporte no mercado nacional e exportação.
c) Compras e stocks iniciais
Não havia stocks no início do período e as compras foram:
– M2: 55 tons. a 5,0€/kg
– M2: 46 tons. a 5,2€/kg
d) Produção
– CF: 18 tons.
– ST: 30 tons.
– SI: 22 tons.
– S: 900 kgs.
e) Gastos de conversão
A Contabilidade Financeira proporcionou os seguintes gastos diretos relativos às atividades da Fábrica:
Desmancha Cozedura Empacotamento
e desossa e Fumagem
– Remunerações 16 200€ 12 400€ 7 000€
– Eletricidade (kWh) 40 000 12 600 7 000
– Água (m3)
– Materiais conservação 1 500€ 1 200€ 1 300€
– Diversos 1 900€ 1 100€ 520€
Conservação Serviços Gerais
– Remunerações 4 200€ 7 800€
– Eletricidade (kWh) 1 000 6 000
– Água (m3) 1 200
– Materiais conservação 500€ 1 440€
– Diversos 100€ 1 480€
– Ferramentas ligeiras 500€
O kWh custou 0,2€ cada e o m3 da água custou 0,4€ cada.
A Conservação aplicou a seguinte atividade:
– Desmancha e Desossa ……………………………. 120 Hh
– Cozedura e Fumagem ……………………………..100 Hh
– Empacotamento…….. …………………………… 70 Hh
– Serviços Gerais……………………….. …………. 10 Hh
– Departamento Comercial…………… …………… 20 Hh
A empresa periodiza mensalmente as depreciações cujos montantes anuais calculados pelo método da linha reta são (em euros):
– Desmancha e Desossa – 12 000
– Cozedura e Fumagem – 16 560
– Empacotamento – 9 600
– Conservação – 9 000
– Serviços Gerais – 16 800
– Gastos de Administração – 54 000
– Departamento Comercial – 72 000
– Departamento Administrativo – 37 200
O seguro de incêndio é também periodizado nos mesmos moldes e a estimativa anual é (em euros):
– Desmancha e Desossa – 3 600
– Cozedura e Fumagem – 4 320
– Empacotamento – 1 920
– Conservação – 1 800
– Serviços Gerais – 16 800
– Gastos de Administração – 4 800
– Departamento Comercial – 2 160
– Departamento Administrativo – 1 920
f) Consumos
– A Fábrica teve os seguintes consumos:
Matéria prima (kgs.) CF ST SI
– M1 11.000 20.000 13.500
– M2 8.000 10.100 8.600
– Atividade dos setores (cost drivers):
– Desmancha e Desossa 1.500 – –
– Cozedura e Fumagem – 800 1.000
– Empacotamento 700 900 1.200
e) Gastos não fabris
Durante o mês a Contabilidade recolheu as seguintes informações:
Gastos de Departamento Departamento
Administração Comercial Administrativo
– Remunerações 13 600€ 12 800€ 11 800€
– Eletricidade (kWh) 500 600 350
– Água (m3) 60 100 120
– Conservação 1 500€ 1 250€ 400€
– Deslocações e estadas 1 600€ 2 720€ 200€
– Despesas representação 2 300€ 3 460€ 160€
– Material escritório 160€ 180€
– Publicidade 8 000€
– Depreciações e amortizações ? ? ?
– Seguro de incêndio ? ? ?
– Diversos 200€ 180€ 160€
Os gastos de financiamento do mês somaram 27 280€.
I. Pedidos:
a) Parte prática: Elabore o mapa dos gastos de transformação do mês de novembro.
b) Construa o mapa dos custos de produção do mesmo mês.
c) Elabore a demonstração de resultados do mês para a gestão, individualizando cada um dos produtos faturados.
II. Sabendo que a empresa decidiu adotar o custeio variável, elabore os mesmos mapas.
Para o efeito considere o setor Serviços Gerais de custos fixos e as seguintes a naturezas fabris variáveis:
– Eletricidade
– Água
– Materiais conservação
– Diversos
Agradeço
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Não resolvo exercícios completos por aqui. Envie-me por email com a sua tentativa de resolução e eu oriento-o
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Olá Tânia , eu gostaria de saber como encontraste a percentagem dos custos conjuntos das rações A e B!
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