O Ponto Crítico das Vendas é o nível de actividade para o qual os Resultados Operacionais serão nulos, ou seja, a empresa atinge o Limiar da Rendibilidade.
CASOS EXEMPLOS
A. Conhecem-se os seguintes dados de uma empresa:
- Margem de Contribuição Global é 32%
- Os Custos Fixos ascendem a 180.000€
Ponto Crítico em Valor é calculado da seguinte forma:
V’ = CF / MC% = 180.000€ / 32% = 562.500€
Nota: MC corresponde à Margem de Contribuição, isto é, à diferença entre as Vendas e os Custos Variáveis, ou dito de outra forma, a diferença entre o preço de venda e o custo variável unitário (ambos dependem do Volume – variação da quantidade vendida).
B. Conhecem-se os seguintes dados de uma empresa:
- O Preço de Venda é 10€
- O Custo Variável Unitário é 4€
- Os Custos Fixos ascendem a 180.000€
Ponto Crítico em Quantidade é calculado da seguinte forma:
Q’ = CF / MCunit = 180.000€ / (10€ – 4€) = 30.000 unidades
V’ = Q’ x Pv = 30.000 x 10€ = 300.000€
C. Conhecem-se os seguintes dados de uma empresa:
- Estrutura de Custos Fixos:
- Industrias ascenderam a 180.080€
- Não industriais ascenderam a 30.000€
- Produz e comercializa dois produtos com:
- Produto A:
– Quantidade Vendida: 16.000 unidades
– Preço Venda: 50€
– Custo Variável Unitário: 16€
- Produto B:
– Quantidade Vendida: 24.000 unidades
– Preço Venda: 35€
– Custo Variável Unitário: 24€
Cálculo Ponto Crítico:
Quando temos mais do que um produto devemos encontrar o preço e custo ponderados da empresa. Isto é, encontrar um preço/custo de empresa ponderado pelo peso de cada um dos seus produtos vendidos.
Os valores ponderados (Pv, Cv e MC) são encontrados pelo valor do produto ajustado ao mix em Q. Por exemplo o pv ponderado do Produto A é igual a = 50€ x 40% = 20€. Os 40% são calculados pelo peso da quantidade vendida do produto A face ao total de vendas (A+B).
Ponto Crítico é calculado da seguinte forma:
Q’ = CF / MCunit = 210.080€ / 20,20€ = 10.400 unidades
V’ = Q’ x Pv = 10.400 x 41€ = 426.400€
Cumps,
TS
Bom dia eu queria saber como faço para obter todos os artigos de forma ordenada?
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Olá Luindula,
se for à pasta “Naipe” de Contabilidade no final da página (https://baralhodeideias.wordpress.com/category/contabilidade/) verá todos os artigos de contabilidade publicados e se carregar no botão “Mais Antigos” terá todos ordenados.
Cumps,
TS
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gostei da pagina mas tenho uma dúvida, como utilizar o método de secção homogénea??
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Boa Tarde
No ponto B, quando faz o calculo ” Q’ = CF / MCunit = 180.000€ / (10-6) = 45.000 unidades ” não devia ser 10-4= 30.000 unidades, visto que o 10 é do preço de venda e o 4 é do custo variavel unitario que daria 6 a margem de contribuição??
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Obrigada pelo Alerta Tiago. De facto o objectivo era colocar 6 de Margem Contribuição e por erro ficou (10-6). Corrigido.
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Estou com uma dúvida, se a empresa produz e vende um único produto e na sua estrutura de custos fixos tem os industriais e os não industriais, devemos somar os dois? no caso de estivermos a calcular Q´
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Olá Luís, quando estás à procura do ponto crítico temos de considerar todos os custos fixos, mas com atencao:
Se for o ponto crítico das vendas não devemos considerar os custos financeiros. Estes só são contabilizados como Custos Fixos para o ponto crítico total.
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Boa tarde,
O Ponto crítico é uma análise a Curto Prazo?
Obrigada!
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Ola Carolina,
Sim, o ponto crítico faz parte de uma análise de custos-vendas-resultados que implica que a empresa está a olhar para um período específico de resultados, logo é considerado uma análise de curto prazo.
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Explicado de forma simples e direta. Muito melhor que o meu prof. de Economia e Gestão de Projeto que tem uns slides que metem dó. Muito obrigado.
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