Baralho de Ideias

Quem ganhar uma vaza dará início à seguinte.

Asteróide 2012 DA14 e a insignificância da Terra no Universo

No passado dia 15 de Fevereiro, um asteróide, com a dimensão aproximada de uma piscina olímpica, passou a 28 mil quilómetros de distância da Terra. Embora não tenha existido risco de colisão, o corpo celeste passou, numa escala astronómica, à tangente do nosso planeta. De facto, o 2012 DA14 esteve mais perto da Terra do que muitos satélites geoestacionários de comunicações. Os cientistas prevêem, inclusive, que o mesmo asteróide faça, no futuro, aproximações ainda mais curtas (risco de impacto de 1 em 156.000 entre 2080 e 2112). Mesmo num cenário de colisão, o evento não seria de dimensões apocalípticas, na medida em que, na pior das hipóteses, seria “somente” arrasada uma cidade.

No entanto, a circunstância mais assustadora deste evento está na própria descoberta do asteróide. O 2012 DA14 foi identificado a 23 de Fevereiro de 2012 por observadores amadores. Ou seja, a menos de um ano da passagem pela Terra. Indicando que, num hipotético cenário catastrófico, o tempo de preparação para um impacto desta natureza seria muito reduzido. Outro aspecto curioso está no facto da descoberta ter sido protagonizada por dois cientistas amadores espanhóis. Até que ponto este acontecimento não estaria previsto, há mais tempo, por uns profissionais da NASA, que face a incertezas de colisão optaram por ocultar a descoberta? Teorias da conspiração…

Em suma, podemos estar, neste momento, na mira de um qualquer asteróide. A questão que se deve colocar não é “se?”, mas sim “quando?”.

About David Cruz

Demógrafo no Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa.

Deixa a tua opinião!

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Information

This entry was posted on 2 Abril 2013 by in Sociedade.

Navegação

Jogadas anteriores

Fonte da imagem do cabeçalho

Jogadores

%d bloggers like this: