Baralho de Ideias

Quem ganhar uma vaza dará início à seguinte.

Internet: Uma ferramenta ainda por explorar em Portugal

A Internet para muitos de nós, hoje em dia parece um dado adquirido, quer seja nos computadores, nos telemóveis, enfim, uma panóplia de aparelhos que permitem o acesso a este “mundo” de informação. Contudo, nos finais de 2011, o Eurostat publicou um estudo (http://europa.eu/rapid/pressReleasesAction.do?reference=STAT/11/188&format=HTML&aged=0&language=EN&guiLanguage=en) onde indica que cerca de 24% das pessoas com idades compreendidas entre os 16 e os 74 anos dos 27 Estados Membros da União Europeia nunca utilizaram Internet, apesar deste valor continuar a decrescer, tendo sido de 42% em 2006.

Segundo o mesmo estudo, o nível de acesso nos Estados Membros varia entre os mais de 90% de cobertura em países como Holanda, Suécia, Luxemburgo e Dinamarca e igual e inferior a 50% em países como Bulgária, Roménia e Grécia. Quanto à percentagem de indivíduos entre os 16 e 74 anos que nunca utilizaram na internet, a Suécia volta a destacar-se, com 5% de indivíduos, e onde Portugal se encontra no outro extremo, apresentando 41% de indivíduos que nunca tiveram acesso à internet.

O caso português não deixa de ser surpreendente, ainda mais que desde 2006 que o acesso à internet mais do que duplicou, passando de 24% para 57%. Não devemos subestimar este efeito, visto que possui uma vantagem em relação aos restantes órgãos de comunicação: permite ao seu utilizador a facilidade de acesso e selecção de informação. Podemos discutir sobre os efeitos negativos da internet, e em como a tecnologia tem vindo a contribuir para o isolamento das pessoas em suas casas, reduzindo a socialização das mesmas.

As novas tecnologias são uma oportunidade por explorar, e em Portugal muitos iriam beneficiar desta “alfabetização tecnológica”, pois não nos podemos esquecer que, se nas cidades de litoral a qualidade de vida é acima da média, em Portugal, muitas localidades do interior convivem diariamente com a desertificação e com a inexistência de informação relativamente ao mundo em redor, a internet poderia ser um pequeno passo para aproximar aqueles que sofrem com a desertificação, um dos grandes problemas actuais da nossa sociedade.

 

Deixa a tua opinião!

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Information

This entry was posted on 21 Agosto 2012 by in Tecnologia.

Navegação

Jogadas anteriores

Fonte da imagem do cabeçalho

Jogadores

%d bloggers like this: