Baralho de Ideias

Quem ganhar uma vaza dará início à seguinte.

Madrid num fim-de-semana (Out11)

A cidade ideal para desanuviar de uma semana de trabalho.

PLANEAMENTO

Informação do Hotel: Hotel Clement Barajas 4*, fica afastado do centro, mas tem o metro que nos liga rapidamente. Em contrapartida, está muito perto do aeroporto (2 estações de metro).

ROTEIRO DE VIAGEM:

DIA 15 – Passeio não programado

2 mulheres sozinhas numa cidade com marcas e mais marcas de roupa e uma avenida fantástica chamada Gran Via, só podia começar aqui a nossa viagem! Vale muito a pena entrar na H&M inserida num antigo teatro.

Após a exploração de algumas lojas, iniciámos a nossa viagem cultural pela Puerta del SolUma movimentada praça central de Madrid, do séc. XIX, onde podemos encontrar o símbolo da cidade: a estátua de bronze de Urso “El Oso Madroño”

Ainda na zona da Puerta del Sol temos de pisar o “kilómetro cero” de las carreteras nacionales radiales que está em frente à Casa del Reloj.

Após a foto do Km zero seguimos a pé até à Plaza Mayor. Centro da cidade durante mais de quatro séculos, era denominada por Praça do Arrabalde e da Constituição. No séc. XVII, depois de diferentes projectos a praça adquiriu a sua actual estrutura, desenvolvida por Juan de Villanueva. No centro da praça encontramos uma estátua equestre de Felipe III. Esta praça é actualmente um dos centro da vida social espanhola, onde podemos assistir a celebrações de autos de fé da inquisição, canonizações, execuções públicas, corridas de touros, representações teatrais e coroações reais.

Passando debaixo de uma das suas arcadas norte iremos encontrar o famoso Mercado de San Miguel. Uma proposta super gourmet, espalhada por mais de 30 bancas de frutas e verduras, tapas, peixes, charcutaria e guloseimas, enfim, tudo que se espera de um mercado de qualidade.

Seguindo em direcção a Calle Bailén encontrámos o Palácio Real de Madrid, que é o maior de toda a Europa Ocidental, ocupando uma extensão de 135.000m². Este Palácio Real, também conhecido como Palácio do Oriente, foi a residência oficial dos monarcas, mas, actualmente, é um local de interesse turístico que acolhe igualmente actos de Estado, como encontros diplomáticos e eventos oficiais. Não chegámos a entrar, porque havia filas gigantescas e não tínhamos tempo a perder.

Logo, atrás do Palácio está um dos jardins mais bonitos da cidade, Jardines de Sabatini.

Ainda perto do Palácio Real, encontramos a Catedral de Santa Maria la Real de la Almudena, na  Plaza de Armería. Esta catedral é a sede episcopal da diocese de Madrid. É a primeira catedral espanhola consagrada pelo Papa João Paulo II, na sua quarta visita a Espanha a 15 de Junho de 1993.

Para terminar o dia em grande estilo, nada como visitarmos o Jardin de el Retiro. O maior jardim de Madrid, muito bonito e bem cuidado, um excelente local para passear de bicicleta, alugar um barco (um barco para 4 pessoas fica por 5€ uma hora e vale bastante a pena). Aberto ao público desde o final do séc. XIX, “El Retiro” foi aproveitado como marco de celebração de diversas exposições internacionais. Como testemunho destas exposições ficaram no “El Retiro” edifícios como Palácio de Velásquez e o Palácio de Cristal construído em 1887, para a Exposição de flores das Ilhas Filipinas.

Após esta divertida remadela, regressámos ao hotel, pois estávamos estafadas com este dia!!! Jantamos por lá e adormecemos por volta das 20h00!

DIA 16 – Passeio não programado e Voo para Lisboa

Segundo dia em Madrid começou com uma manifestação dos professores que apanhámos a caminho da Gran Via. E que grande manifestação!

Seguimos a manifestação e fomos ter à Puerta de Alcalá, construída em 1778 por Francisco Sabatini em comemoração à entrada de Carlos III em Madrid. Foi considerada a principal porta da cidade.

Continuámos o nosso passeio pelo Paseo del Prado, onde encontrámos a famosa “parede jardim” da Caja Forum Madrid. A Fundação Caja Forum é um ícone em Madrid com seu prédio ultra-moderno de Herzog & Meuron e um jardim vertical maravilhoso!

Continuámos rua abaixo até chegarmos à Estação de Atocha. É uma estação ferroviária, situada na Plaza del Imperador Carlos V, construída essencialmente em ferro e vidro. Foi erigido por Alberto Palacios, com a ajuda de Gustave Eiffel, sendo designada na altura por Estación de Mediodía. Posteriormente, Rafael Moneo transformou o átrio desta estação num jardim com diversas palmeiras e mais recentemente, construiu-se um novo espaço como forma de homenagear as vítimas do atentado de 11 de Março de 2004 e encontra-se no último andar da Atocha.

Mesmo ali ao lado da estação, encontramos o Museu Nacional de Reina Sofia, um museu de arte contemporânea. A colecção permanente do Reina Sofia, é quase exclusivamente centrada na arte espanhola do século XX, onde podemos apreciar obras como “Guernica” de Picasso. A entrada é gratuita aos sábados das 14:30 às 21:00 e aos domingos das 10:00 às 14:30.

Já com os olhos em Lisboa ainda passamos nos Nuevos Ministerios, uma zona mais industrial e onde podemos ver uma rotundo muito peculiar em forma de mão.

Também podemos visitar um dos Ministério do Governo, o Ministerio de Fomento, que é o Ministério responsável pelas infraestruturas dos transportes e pela ordenação e regulação administrativa dos transportes.

Entrámos no metro de Nuevos Ministerios em direcção ao Aeroporto de Barajas com destino a Lisboa.

Fim da Viagem!

TS

Próxima Viagem: Maragogi, Brasil

About TANIA SARAIVA

Profissão: - Gestora de Mercado na Portugal Telecom - Assistente Convidada no ISCAL Educação: - Mestrado em Contabilidade no Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Lisboa - Licenciatura em Gestão no Instituto Superior de Economia e Gestão

Deixa a tua opinião!

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Information

This entry was posted on 20 Agosto 2012 by in Viagens.

Navegação

Jogadas anteriores

Fonte da imagem do cabeçalho

Jogadores

%d bloggers like this: