Baralho de Ideias

Quem ganhar uma vaza dará início à seguinte.

Roma (Jul 11)

Roma, a cidade onde todos os caminhos vão dar!

Quando penso em Roma, vem-me logo à cabeça aqueles magníficos gelados de morango, avelã (o que eu gostei deste gelado), limão, maça verde, meloa, melão, melancia ……. eram tantos e tão bons!!!

PLANEAMENTO:

PAX DUPLO
Voo Lx-Rm-Lx   49,23 €    98,46 € 8/07-11/07
Estadia Roma   75,00 €  150,00 € 3 NOITES PA
Transfers 21,00 €    42,00 € 11-Jul
Gastos Locais 39,79 €    79,58 € Transportes; Lembranças; Comida
Total 185,02 € 370,04 €

ROTEIRO DE VIAGEM:

Dia 8 de Julho: Voo para Roma

A Easyjet deu bastante jeito no planeamento desta viagem. Em Fevereiro de 2011 fez uma promoção para viagens entre Maio e Julho de 2011 ficavam a 50%, logo era a oportunidade para uma viagem pela Europa. Escolhemos Roma, entre os destinos que eles tinham disponíveis na altura, era das poucas cidades europeias que nos faltava conhecer. Assim, no dia 8 aterrámos em Roma às 14:00 e seguimos directos para o Hotel escolhido.

Informação adicional: Se os voos forem durante o dia, não compensa reservar transfers, mas à noite é fundamental o horário dos transportes públicos em Roma é bastante reduzido, tipo o nosso! A forma mais cómoda de chegar ao centro é utilizar o Comboio, podem consultar os horários, preços e destinos disponíveis em http://www.trenitalia.com. Para terem uma ideia do aeroporto Fiumicino até ao nosso hotel, que ficava na zona de Gemelli pagámos 8€ por pessoa e tivémos que fazer uma troca de comboio, ao todo demorámos cerca de 1h15 para chegar ao hotel.

Hotel Excel MonteMario

No centro de Roma é tudo muito muito caro, logo o ideal, se não se importarem de andar um pouco é ficar na periferia, onde temos uma oferta de hotéis muito boa e a preços bastante interessantes. A nossa escolha recaiu sobre o Excel Montemario: www.excelmontemario.it. Por 3 noites com PA incluído pagámos 132€ + 18€ de taxas locais.

Da parte da tarde, ficámos pelo hotel a relaxar na piscina e a preparar o guia de viagem.

Dia 9 e 10 – Conhecer Roma

Não é fácil conhecer esta cidade em 2 dias, é preciso muita genica e encontrar um grupo de chineses ou japoneses e segui-los! Sim, esta foi a nossa estratégia, se querem chegar aos pontos turísticos todos em 2 dias, o melhor é escolherem um grupo e acompanhá-los pela exploração da cidade. Quando demos por nós já estávamos no Coliseu de Roma, no Pantheon, na Fontana di Trevi…….

Deixo aqui algumas fotos dos vários locais que visitámos:

Coliseu de Roma

No centro histórico de Roma, uma das principais áreas para explorar são as famosas ruínas do extinto império romano. Qualquer excursão se dirige a esta zona, junto à Via dei Fori Imperiali, que faz a ligação entre o Coliseu e a Praça Venezia. É aqui que se encontra o Coliseu, um dos monumentos mais emblemáticos da cidade, testemunha de combates entre gladiadores, caçadas e batalhas navais.

Fórum Romano, Fórum de Trajano, Mercado e o Arco de Constantino

Ainda perto do Coliseu, existem outros monumentos que merecem uma visita, são eles: o Fórum Romano, o Fórum de Trajano e o Mercado, o Arco de Constantino e o Circus Maximus (em Aventino-Testaccio).

Cidade do Vaticano e Praça de São Pedro

Mesmo que não seja católico, nem um fanático pela religião, considero que não perde nada em visitar a cidade do Vaticano. Onde destaco a emblemática Praça de São Pedro, em forma de elipse, com as suas estátuas em mármore e as famosas fontes de Maderno e Bernini, a Basílica de São Pedro que encabeça a praça homónima, com a sua enorme cúpula desenhada por Miguel Ângelo. É aqui que poderá ver o Papa, todos os domingos ao meio-dia, quando o mesmo se dirige à varanda para saudar e benzer os visitantes. Outro ponto em destaque é o Museu do Vaticano, uma das maiores galerias de arte do ano, que se tornou famoso pela sua escada em espiral, as salas dedicadas a Rafael e, claro, a inigualável Capela Sistina, decorada com os frescos de Miguel Ângelo.

Não chegámos a entrar no Museu, porque as filas eram intermináveis logo pela manhã. Mas fiquei contente pelo meu dia de aniversário estar bem marcado no chão da Praça de São Pedro, agora já não me esqueço do meu signo!🙂

Praças Famosas

Para além dos milhares de monumentos disponíveis por toda a cidade, um simples passeio a pé permite-nos surpreender pela beleza das diversas praças disponíveis e o contraste entre elas e as estreitas ruelas que compõem Roma. Algumas das praças mais populares que vale a pena visitar são: a Praça Navona, a Praça della Rotonda, a Praça della Minerva (com a sua famosa estátua do elefante de Bernini), a Praça Colonna (com a coluna de Marco Aurélio), a Praça Farnese, a Praça do Popolo com as duas igrejas gémeas, a Praça de Espanha, a Praça de Veneza, a Praça dei Tríbunali e a Praça del Campidoglio.

Praça Navona

Praça della Rotonda

A praça onde podemos encontrar o Panteão. O Panteão de Roma é um edifício cuja cúpula é a maior do mundo, sendo um dos edifícios romanos mais bem preservados, apesar de ser utilizado diariamente, desde o séc. VII, como igreja católica romana, dedicada a “Santa Maria e os Mártires”, mais informalmente conhecida como “Santa Maria Rotonda”, daí o nome da Praça.

Praça do Popolo

Piazza del Popolo é uma das mais belas praças históricas de Roma que merece uma visita. Trata-se de um imenso espaço oval, presidido ao centro por um Obelisco Flaminio rodeado na base por 4 pequenas fontes.  Quando se chega a esta praça, logo se vê a Porta del Popolo, que se assemelha a um arco triunfal.

Nos dois lados da Piazza del Popolo, podemos encontrar e visitar as suas famosas igrejas gémeas, a Chiesa di Santa Maria dei Marcoli e a Chiesa di Santa Maria di Montesanto. Além destas duas igrejas ainda se encontra a Chiesa di Santa Maria del Popolo, um tesouro arquitectónico e artístico.

Praça de Espanha e pequena Praça Mignanelli

Antes de descermos a escadaria em direcção à Piazza di Spagna, temos de entrar na Chiesa de San Trinità dei Monti, um templo do renascimento tardio. Depois vale a pena dirigirmo-nos à Piazza di Spagna para apreciarmos a Fontana della Barcaccia, com a singela forma de um barco, é afectuosamente chamada pelos romanos de La Barcaccia, ou “velha banheira”. Após, visita à fonte vale a pena passar na Piazza di Mignanelli, onde temos um pilar dedicado ao dia da Imaculada Conceição (8 de Dezembro, aniversário do meu papi), onde está simbolizada pela imagem de Nossa Senhora no pilar que se encontra no meio da praça – dell’ Immacolata Colonna.

Praça de Veneza

Na Piazza di Venezia, encontramos um monumento branco enorme que foi construido como tributo ao primeiro rei Italiano Vittorio Emanuele.

Praça de Tríbunali

Atravessando a Ponte Umberto I desembocamos na Piazza dei Tríbunali, onde encontramos o belo edifício do Palazzo di Giustizia, também conhecido em Roma como o Palazzaccio, que é a sede da Corte Suprema di Cassazione, o tribunal de última instância na Itália.

Praça del Campidoglio

Piazza del Campidoglio tem como pano de fundo o Palazzo Senatorio. Este palácio deve o seu nome à sua função de sede do Senado. A escadaria dupla que dá acesso ao Palácio, foi projetada por Michelangelo sendo que após sua morte o projeto sofreu algumas modificações e foi concluído por Giacomo della Porta. Actualmente, o palácio abriga a câmara de Roma.

Fonte de Trevi

Já no Centro Moderno da cidade temos de passar pela famosa Fonte de Trevi e atirar a moedita de costas e por cima do ombro para garantir que voltamos a Roma (nem que seja pelos gelados!).

Villa Borguese

Villa Borghese é o maior parque público de Roma. Lá encontramos, um lago, templos, fontes, estatuetas de filósofos, matemáticos e outros romanos conhecidos e um museu. Um parque lindíssimo que vale a pena visitar nem que seja pela vista soberba sobre a praça de Popolo.

Castelo de Sant’Ângelo

O Castelo Sant’Ângelo foi construído pelo Imperador Adriano, em 139 d.C., para ser um mausoléu, um sepulcro para o Imperador e sua família. Actualmente, o Castelo é um Museu.

Inúmeras Igrejas

Fala-se que Roma conta com mais de 900 igrejas espalhadas por toda a cidade. Logo, sempre que encontrar uma vale a pena entrar, pois terá oportunidade de vislumbrar arte e arquitectura muito interessante e divergente, dependendo da época em que a igreja foi construída.

Ruas e Ruelas, Gelatarias e Noivas

Ruas e Ruelas

Andar a pé é a melhor forma de conhecer uma cidade, descobrimos ruas mínimas com uma arquitectura muito particular que só a pé ou de scooter é que lá chegamos.

Gelatarias

São muitas as Gelatarias disponíveis, quase me atrevo a dizer que a cada esquina há uma e vale a pena entrar em todas, mas a minha favorita foi a Old Bridge, ao lado do Vaticano ou da Praça de São Pedro, era onde passávamos as noites para me deliciar com aqueles gigantes gelados (3 bolas por 2€).

Noivas

Não sei por quantos casamentos passei, mas estas foram algumas das noivas que apanhei:

Dia 11 – Regresso a Lisboa

Só houve tempo de apanhar o avião e voltar para Lisboa (típicos voos low cost às 7h15 da matina!)

Fim da Viagem!

TS

Próxima publicação: um fim-de-semana em Madrid

About TANIA SARAIVA

Profissão: - Gestora de Mercado na Portugal Telecom - Assistente Convidada no ISCAL Educação: - Mestrado em Contabilidade no Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Lisboa - Licenciatura em Gestão no Instituto Superior de Economia e Gestão

Deixa a tua opinião!

Information

This entry was posted on 1 Agosto 2012 by in Viagens.

Navegação

Jogadas anteriores

Fonte da imagem do cabeçalho