Baralho de Ideias

Quem ganhar uma vaza dará início à seguinte.

Genebra (Dez10)

Genebra, a segunda cidade mais populacional da Suíça e o maior centro financeiro da Europa. Dois grandes argumentos para visitar esta cidade.

PLANEAMENTO:

ROTEIRO DE VIAGEM:

Dia 26 – Chegada a Genebra

Aterrámos no GENÈVE AÉROPORT no dia 26 de Dezembro de 2010 às 12h30 com uma temperatura a rondar os 3ºC. Aquele frio entranha-se por nós de uma forma que todos os ossinhos estalam e tremem! Logo, a ideia é seguir directamente para o Hotel a Residencial St James e conhecer as redondezas para as primeiras compras e saber como funciona a cidade.

Residencial St James: em Genebra os hotéis são caríssimos e a melhor solução são os apartamentos, escolhemos esta residencial porque ficava no centro da cidade, mesmo junto ao relógio de flores.

Curiosidade: assim que se instalarem num hotel é-vos oferecido um cartão de transporte para turista, que vos permite andar em todos os transportes de forma gratuita durante a vossa estadia. Se não vos derem exijam-no, é uma medida do governo local para atrair turistas.

 Dia 27 – O dia da Neve

Ora, como qualquer parolo estávamos desejosos de brincar na neve. Fomos então à procura da estância de neve mais próxima e encontrámos a zona de Salève, que já pertence a França! Tivemos de apanhar o autocarro nº 8 que vai até Veyrier-Douane e depois tem de se andar um pouco a pé. Basta seguir as placas a indicar Téléphérique du Salève. Depois de chegarmos ao Teleférico de Salève que tem 1.097m (para quem tem medo de alturas não é muito aconselhável subir o teleférico) cada viagem custa 6,50€ ou ida e volta a 10,80€ (www.telepheriquedusaleve.com/Tarifs-2011.html). Lá em cima tem-se o prazer de uma vista soberba de Genebra e de todo o lago junto ao teleférico, mas também dos Alpes a partir do topo, um excelente local para tirar fotos tipo postal. Vale bem a pena visitar!

 

Montanha de Salève

Dia 28 – Conhecer Genebra – Parte I

Genebra é uma cidade pitoresca e a melhor forma para a conhecer é andar a pé (o único problema é o frio em Dezembro, que nos obriga a ir a um café ou uma lojita aquecermo-nos). Levantámo-nos logo bem cedinho e lá fomos nós explorar esta cidade encantadora, começámos pelo Relógio das Flores que fica no Jardim Inglês (que neste dia era um relógio de neve, só no último dia, quando deixou de nevar é que conseguimos ver o relógio), depois fomos admirar o famoso e único Jet d’eau (em Paço de Arcos temos um parecido, mas mais pequenito), onde o seu jacto de água chega a atingir mais de 100 metros de altura. Em seguida, fomos visitar a Catedral de St-Pièrre, cuja torre oferece uma vista panorâmica sobre a cidade e os Alpes. Para terminar o dia em grande, fomos passear pelas ruas dos Rolex(es)!

Jardim Inglês e o seu famoso Relógio das Flores; Jet d’Eau e a marina

Catedral Saint Pierre

Rua dos Rolex(es)

Dia 29 – Conhecer Genebra – Parte II

No segundo dia de “conhecer Genebra” decidimos atravessar uma das várias pontes, que também são pedonais, e que ligam as duas margens do lago Léman. Ao passar o lago, fomos à sede das Nações Unidas e brincámos num dos muitos jardins disponíveis, o nosso preferido foi o Parc des Bastions, onde pudemos admirar o Muro da Reforma Protestante e jogar num dos gigantescos tabuleiros de xadrez ou damas. Depois, para aprimorar a nossa cultura fomos visitar uma exposição ao Musée Rath, a entrada é gratuita. E por fim, voltámos a atravessar uma ponte e fomos visitar a o edifício da Administration Cantonale (só porque tinha as portas abertas).

Sede das Nações Unidas; “Broken Chair”, criada por Daniel Berset. Símbolo das vítimas das minas em África; Tabuleiro de Xadrez do Parc des Bastions; Fachada do Musée Rath; Muro da Reforma Protestante

Edifício da Administration Cantonale

Dia 30 – Visita ao Jardim Botânico e Brincadeiras

Genebra está cheia de espaços verdes (ou semi-verdes, caso decidam ir em Dezembro), muitas zonas de árvores, paisagens naturais e parques. Logo, não poderia deixar de ter um “Jardin Botaniques”, que merece sem dúvida uma visita. Aqui encontrámos uma extraordinária variedade de espécies animais e vegetais, devidamente identificadas (logo qualquer leigo na matéria, pode sentir-se culto a admirar estas espécies). Pela tarde decidimos aproveitar a neve e provar que também sabemos construir algo.

Jardim Botânico

Arte

Dia 31 – Dia das Compras e Passeios pelas ruas da Genebra

Ora, depois de excelentes dias bem passados a conhecer Genebra, chegou a hora de comprar as lembranças (o mais difícil é fazer os euros valerem alguma coisa face franco-suíço). Deixo-vos aqui umas fotos das ruas de Genebra:

Dia 1 – Regresso para Lisboa

Para 1º dia do ano não houve descanso, eram 4h30m da manhã quando nos levantámos e só houve tempo de vestir, arrumar as tralhas e apanhar um táxi para voltar para Lisboa.

Fim da Viagem!

TS

Próxima Publicação: Tunísia – Hammamet e Excursão pelo Deserto

About TANIA SARAIVA

Profissão: - Gestora de Mercado na Portugal Telecom - Assistente Convidada no ISCAL Educação: - Mestrado em Contabilidade no Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Lisboa - Licenciatura em Gestão no Instituto Superior de Economia e Gestão

5 comments on “Genebra (Dez10)

  1. Claudia
    11 Julho 2012

    Faltou falar do Reveillon😉

  2. TANIA SARAIVA
    11 Julho 2012

    Olá Cláudia,

    Não foi grande coisa. Devo dizer que os suíços são muito discretos nos seus festejos. Por exemplo, fomos comemorar para a praça e nem contagem decrescente, nem nada, de repente foram lançados uns foguetes e já está. 5 minutos depois acabou!😦

  3. Claudia
    11 Julho 2012

    Decididamente não é um país onde te adaptarias melhor😉 eles são ZERO expansivos e iam olhar para ti tipo “Olha-me este ET”😉

  4. Marisa
    24 Janeiro 2013

    Obrigado pelo vosso relato. Nós vamos a Genebra, mas é apenas por 3 dias…. vamos tentar ver tudo!!🙂

    • TANIA SARAIVA
      24 Janeiro 2013

      Olá Marisa,

      acho que consegue. Genebra é uma cidade pequena e fácil de vê-la a pé. O pior é mesmo o frio e a neve! O Relógio das Flores nesta altura é o relógio da neve!

      Boa viagem!
      TS

Deixa a tua opinião!

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Information

This entry was posted on 10 Julho 2012 by in Viagens.

Navegação

Jogadas anteriores

Fonte da imagem do cabeçalho

Jogadores

%d bloggers like this: