Baralho de Ideias

Quem ganhar uma vaza dará início à seguinte.

RunKeeper – uma App para correr [Android]

Os smartphones são cada vez mais populares e servem cada vez para mais funções. Acompanham-nos para todo o lado, e o meu até vem comigo quando vou correr:

– mantém-me contactável e permite-me pedir ajuda no caso de me acontecer alguma coisa;

– é onde mantenho toda a minha música, incluindo as minhas preferidas para fazer desporto,

– permite-me tirar fotografias dos sítios por onde passo;

– e ainda faz o registo da minha corrida!

A RunKeeper é uma aplicação que faz exactamente essa última parte e pode ser descarregada gratuitamente do Google Play, a loja de aplicações da Google.

Instalar gratuitamente do Google Play

A primeira vez que a utilizei tinha instalado também mais uma ou duas aplicações do género, porque estava decidida a encontrar aquela que mais me agradava para começar a usá-la intensivamente.

Uma das razões que me deixaram fiel a esta aplicação foi o facto de, quando a abri pela primeira vez, já com o aquecimento feito e pronta para começar a correr, a aplicação não me pedir qualquer informação supérflua, apenas tive de inserir se pretendia utilizar o GPS do telefone, qual tipo de actividade que ia fazer e se pretendia algum programa de treino em particular.

O ecrã inicial não podia ser mais simples

Não podia ser mais simples. Foi só escolher Running, carregar em Start Activity e pôr-me a mexer.

Algumas das actividades que se pode escolher.

Este é o ecrã que nos acompanhará ao longo da nossa corrida. Indica a duração, calorias queimadas, distância percorrida, ritmo médio e actual, etc.

À medida que o tempo e os quilómetros vão passando, uma voz vai-nos dizendo, de 5 em 5 minutos, quanto tempo já passou, quantos quilómetros já percorremos e qual é o nosso ritmo médio até ao momento. A frequência e as condições que fazem a aplicação dar estes avisos são ajustáveis.

Como utiliza o GPS, a aplicação vai guardando o nosso percurso ao longo da corrida. Assim que ligamos o telemóvel à Internet com a aplicação aberta, possivelmente até já em casa, a aplicação faz o download do mapa daquela zona e sobrepõe-no às coordenadas do nosso percurso.

Quando se liga à Internet, a aplicação faz o download da área de mapa correspondente à área do nosso percurso e sobrepõe-no à linha que marca esse percurso.

No fim da actividade basta carregar em Stop. Aí podemos escrever, se quisermos, uma breve nota sobre aquela corrida e guardar (ou descartar) a actividade.

No final da corrida podemos escrever uma nota sobre como correu e guardar a actividade.

Esta corrida vai juntar-se à lista de actividades já feitas.

Lista das actividades já feitas. Pode consultar-se os detalhes e o mapa de cada uma individualmente.

Apesar de não ser obrigatório, eu penso que faz todo o sentido, antes ou depois das primeiras actividades, abrir uma conta gratuita no RunKeeper (pode ser feito no site ou na própria aplicação) e fazer upload das actividades. Estas ficam todas guardadas no nosso perfil do site, facilmente acessíveis, editáveis e partilháveis, e sempre seguras (mesmo que mudemos de telemóvel).

Para quem tiver curiosidade, aqui está o registo da minha última corrida: http://runkeeper.com/user/filipavm/activity/99879811.

Filipa

2 comments on “RunKeeper – uma App para correr [Android]

  1. Alexandre Flor
    4 Janeiro 2014

    Boa tarde, fiquei bastante interessado nessa aplicação, gostaria no entanto de saber uma informação..é necessério ter internet ou GPS ligado durante a corrida? obrigado pela atenção

    • Filipa
      4 Janeiro 2014

      ALexandre, sim, é necessário ter o GPS ligado.
      Obrigada pela visita ao nosso blog!

Deixa a tua opinião!

Information

This entry was posted on 8 Julho 2012 by in Desporto, Tecnologia and tagged , , , , , .

Navegação

Jogadas anteriores

Fonte da imagem do cabeçalho

Jogadores

