Baralho de Ideias

Quem ganhar uma vaza dará início à seguinte.

Feeds! Ou todos os teus blogs num só sitio

É provável que já tenhas reparado naquele símbolo cor-de-laranja com o que parece ser uma onda a propagar-se, em vários sites, mas sabes o que são feeds e para que servem?

Se ainda não conheces este “atalho”, mas gostas de ir seguindo as novidades em vários blogs ao mesmo tempo, então estás prestes a aprender como poupar muito tempo e como ler todos os teus blogs favoritos num sítio só.

RSS é um dos formatos que serve para agregar conteúdo de um site podendo vê-lo noutro sítio, geralmente num agregador. A ideia é que quando um site disponibiliza a sua feed de RSS, ou seja, a “semente do seu conteúdo”, podemos acrescentar essa semente ao agregador e seguir todas as novidades do site no agregador.

A vantagem está em que no agregador podemos seguir vários sites ao mesmo tempo. Por exemplo, se segues 9 ou 10 blogs, não tens de abrir no teu browser todos esses blogs e verificar manualmente se têm novos artigos ou comentários. Se os seguires num agregador de feeds os novos artigos e/ou comentários que surjam em qualquer desses blogs aparecem periodicamente lá.

Não há nada como passar à prática, por isso vamos experimentar!

Um agregador de feeds muito popular e compatível com imensas aplicações é o Google Reader, que é extremamente fácil de usar. Podes optar por outro agregador de entre os muitos existentes, mas para efeitos exemplificativos vamos seguir aqui com o GReader.

Acede a http://reader.google.com. Provavelmente já tens uma conta Google que poderás utilizar para entrar no Google Reader.

O endereço da feed dos artigos do Baralho de Ideias, por exemplo, é https://baralhodeideias.wordpress.com/feed. Copia este endereço e, no Google Reader, carrega no “grande botão vermelho” à esquerda. Cola na caixa que se abre o endereço copiado. Clica em “Adicionar”, e já está! Os últimos artigos do BDI estão à tua espera para serem lidos no teu novo agregador.

Repete esta operação com o endereço da feed dos comentários ou de outros blogs ou sites de notícias que segues e podes começar a ler o seu novo conteúdo através do Google Reader ou do agregador que escolheres usar.

Se utilizas algum dispositivo Android podes procurar no Google Play por aplicações que gerem as tuas feeds e que podem ser ligadas e sincronizadas com a tua conta do Google Reader ou funcionar como agregadoras independentes. Sugiro a FeedR, a NewsRob ou a Pulse.

Tens dúvidas? Informação que gostasses de acrescentar? Deixa-nos uma mensagem!

Deixa a tua opinião!

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Information

This entry was posted on 5 Maio 2012 by in Tecnologia.

Navegação

Jogadas anteriores

Fonte da imagem do cabeçalho

Jogadores

%d bloggers like this: